Logística reversa é compromisso com o futuro da avicultura
- AVIMIG
- há 3 dias
- 2 min de leitura
A Pif Paf Alimentos reforça seu compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mantendo ativa, desde 2017, a logística reversa de embalagens pós-consumo. A iniciativa demonstra o engajamento em práticas sustentáveis que geram valor ambiental, social e econômico.
Para promover a reciclagem e a economia circular, a empresa conta com a parceria estratégica da Ambipar, que oferece soluções de gestão ambiental, incluindo a reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo. Com escritório em São Paulo, a Ambipar, que é líder em gestão ambiental, está em franca expansão, garantindo uma atuação estruturada e inovadora, conectando responsabilidade ambiental com transformação social.
De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Pif Paf Alimentos, Nathalia Milhazes de Carvalho, somente nos últimos dois anos foram recuperadas cerca de 3 toneladas de embalagens, um resultado que vai além do atendimento às exigências legais. “Isso expressa nosso engajamento com práticas que geram valor ambiental, social e econômico. Seguimos firmes no compromisso com um desenvolvimento cada vez mais sustentável e responsável”, disse ela.
A metodologia utilizada pela Pif Paf tem como ponto de partida a análise situacional das cooperativas participantes do programa de logística reversa. “Essa etapa inicial é crucial para compreender o cenário de cada grupo – seus desafios, capacidades operacionais e potenciais de crescimento. A partir disso, são planejadas ações de curto e médio prazos, que integram uma visão de desenvolvimento institucional contínuo”, explicou.
As cooperativas recebem capacitação técnica multidisciplinar, abordando temas-chave para seu fortalecimento:
· Governança e organização documental;
· Eficiência produtiva nas centrais de triagem;
· Gestão comercial e de fluxo logístico;
· Gestão de negócios e profissionalização.
A atuação estruturada impulsiona o cumprimento de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para uma cadeia de valor mais justa, inclusiva e circular:
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: com foco na profissionalização e remuneração justa dos catadores e cooperados;
ODS 10 – Redução das desigualdades: ao apoiar empreendimento inclusivos voltados para populações em situação de vulnerabilidade;
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: promovendo melhor infraestrutura de gestão de resíduos sólidos e inclusão produtiva;
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: elevando taxas de reciclagem e incentivando a economia circular.
Além disso, o trabalho da Pif Paf está alinhado aos marcos legais da PNRS, com destaque para o princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e para a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis. Também cumpre diretrizes que apoiam a formalização e o fortalecimento das cooperativas de reciclagem no país.
Impacto positivo
A jornada da Pif Paf tem gerado impactos concretos e mensuráveis em três frentes:
Social: por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento da renda de catadores e cooperativas;
Ambiental: com o aumento do volume de resíduos reciclados e a mitigação de impactos ao meio ambiente;
Econômica: ao promover arranjos produtivos sustentáveis que estimulam o desenvolvimento local e regional.
Com esse trabalho contínuo e estruturado, a Pif Paf reafirma seu papel como agente responsável dentro da cadeia de valor do setor alimentício.

Comments