top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Avança negociações para contratação do seguro sanitário

  • Foto do escritor: AVIMIG
    AVIMIG
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Durante o Avicultor Mais 2025, em junho, as entidades representativas do Fundo de Desenvolvimento de Defesa Sanitária Animal (Fundesa-MG) se reuniram para tratar de um assunto de grande preocupação para o setor: a contratação de um seguro sanitário para que o fundo possa suportar as possíveis emergências de indenização aos produtores - especialmente no caso de Influenza Aviária - tendo mais recursos para esses episódios sanitários.


Além da Avimig, o encontro contou com representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG); do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e Fundesa, que foi retratado pelo superintendente técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Altino Rodrigues Neto.


Os presentes conversaram com um consultor de seguros e solicitaram a apresentação de uma proposta que possibilite aumentar os recursos do Fundesa em caso de episódio sanitário. De acordo com Altino Neto, será feito pela seguradora um estudo de risco, que incluirá visitas às propriedades, para que a proposta seja cuidadosamente detalhada, não oferecendo nenhum problema em caso de uma possível indenização. Todos aguardam agora a proposta, que será apresentada ao conselho do Fundesa para estudo de viabilidade da contratação.

O Fundesa entrou em julho com o montante de R$ 46 milhões, sendo que a parte da avicultura está em cerca de R$ 14,5 milhões. “Com episódios de Influensa Aviária, houve a necessidade de maior segurança. Apesar de o fundo estar caminhando na arrecadação, a longo prazo os recursos podem ser suficientes, mas hoje não são”, explicou Altino Neto.


Mais adesão

Mesmo que a adesão dos avicultores ao Fundesa seja bastante satisfatória, cerca de 80%, é necessário alertar ao produtor, que ainda não aderiu, sobre a importância de contribuir e participar do Fundesa, para maior segurança da atividade.


Para maiores informações, os interessados podem acessar o site fundesamg.org.br, lançado recentemente, e que tem todas as informações sobre o Fundesa.


Foto: Divulgação Phibro Saúde Animal
Foto: Divulgação Phibro Saúde Animal

 
 
 

Comments


bottom of page