O presidente do Conselho Diretor da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Antônio Carlos Vasconcelos Costas, participou, juntamente com outras lideranças do setor de pecuária, de encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, Ana Valentini, na última terça-feira (15/03), na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro.
O governador agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da proximidade com o setor produtivo, para fomentar e estimular, cada vez mais, o segmento e a economia mineira. Já a secretária Ana Valentini falou sobre os avanços na Seapa: “Quando chegamos ao governo, tínhamos muitos projetos parados na Secretaria de Agricultura. Nem tudo foi resolvido, mas estamos caminhando, já avançamos bastante. Por isso, precisamos, agora, pensar à frente, fazer planos para o futuro”.
O presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, enumerou as demandas prioritárias dos produtores rurais do estado e, em seguida, passou a palavra às lideranças. O presidente da Avimig, Antônio
Carlos Costa, fez uma apresentação macro da avicultura de corte e postura, detalhando a grandiosidade do setor, como a geração de empregos e a importância da atividade econômica para o estado.
Entraves na avicultura
Entre as principais preocupações apresentadas na reunião pelo presidente da Avimig está a dificuldade do setor em conseguir, de forma rápida, as licenças ambientais, as outorgas de uso da água e as aprovações de reservas legais, verdadeiros entraves encontrados na produção rural. Outro ponto enfatizado por ele foi com relação a atuação ilegal de alguns revendedores (atacadistas) de grãos dentro do estado de Minas Gerais, com supostas apresentações de documentos fiscais de origem duvidosa para a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, com o objetivo de obter benefícios fiscais. Sobre isso, ele disse que o subsecretário da Receita Estadual, Oswaldo Scavazza, que também estava presente, pediu que aguardasse um retorno, pois avaliará a situação.
Antônio Carlos Costa também aproveitou a oportunidade para falar sobre o Projeto Mais Grãos, desenvolvido sob a coordenação do Sebrae - regional centro-oeste mineiro -, que apoia, diversifica e impulsiona o agronegócio da região e estimula os produtores rurais a conhecerem novas possibilidades de investimento. Ele contou aos presentes que o objetivo é ampliar o projeto para mais regiões do estado.
Todas as reivindicações da avicultura foram entregues a secretária Ana Valentini por meio do documento intitulado “Cenário da Avicultura Comercial no Estado de Minas Gerais”, que, além de detalhar a grandiosidade do setor avícola, produção, exportação, enumera todas as necessidades e destaca os pontos em que os produtores contam com o apoio do governo de Minas para serem melhorados e solucionados. Em oito páginas, o documento ressalta os fatores críticos da avicultura e propõe ações importantes para o setor, enfatizando e complementando o que foi apresentado na reunião, como conservação de estradas, legislação, fiscalização, sanidade e insumos.
De acordo com a Seapa, os documentos e sugestões apresentados por todas as lideranças serão encaminhados aos órgãos responsáveis. ⠀⠀

Foto – Divulgação Seapa – Cristiano Machado⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comments