banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Ovo – Um importante alimento para a nutrição


Nunca se comeu tantos ovos, como atualmente. Além da confiança da população em todos os benefícios dessa proteína animal para a saúde, a pandemia e a queda na renda do brasileiro, fizeram com que muitas famílias passassem a incluir ovos nas refeições do dia a dia. Em 2021, a estimativa foi do consumo de 255 unidades por pessoa no país, aumento de 1,5% em relação a 2020. E os números crescem a cada ano. Para saber mais sobre a riqueza do ovo para a saúde e alimentação, a Revista da Avimig conversou com a nutricionista Lucília Oliveira.


Por que devemos incluir ovos na alimentação?

O ovo é um alimento completo, rico em proteína, gorduras boas, vitamina D, K2, vitaminas do complexo B, minerais - cálcio, magnésio, zinco e selênio - e antioxidante. O ovo é um alimento muito acessível e que pode substituir a carne, que tem custo bem mais elevado. Além de ser muito prático e versátil em seu preparo, é uma proteína que pode fazer parte, tanto de pratos salgados quanto doces.


Podemos comer ovos todos os dias?

Sim, certamente, todos podemos comer ovos, diariamente. Não há problema algum em consumir ovos todos os dias.


Quais os benefícios do ovo para o organismo?

O ovo apresenta inúmeros benefícios para o organismo. Por ser rico em proteína e gorduras, ele garante mais saciedade. A albumina, encontrada na clara, favorece o ganho de massa muscular. Por ser rico em vitamina A e betacarotenoides, o ovo se torna um grande protetor ocular. A proteína fortalece os ossos, devido ao cálcio e à vitamina D encontrados na gema. Também, potencializa o sistema imunológico. É bom ressaltar que o ovo não aumenta o colesterol. Ele é, ainda, indicado para o controle do diabetes e é excelente para prevenir o envelhecimento precoce.


O ovo pode ser consumido tanto por adultos quanto crianças?

Pode e deve ser consumido diariamente, por adultos e crianças. Não há recomendação ao contrário. Gosto de brincar: pensa que, de dentro daquele ovo vai sair um ser vivo perfeito. Visto que, ele tem todos os nutrientes que precisamos.


Quantos ovos devo comer diariamente?

A quantidade de ovos para o consumo diário depende da necessidade de cada pessoa. Duas a três unidades têm todos os nutrientes, para que sejam supridas as necessidades diárias.


Qual a diferença nutricional entre o ovo de granja e o ovo caipira?

Os estudos, mais recentes, mostram que não há diferença substancial entre os tipos de ovos. As diferenças são, basicamente, na aparência. O ovo caipira, normalmente, tem uma casca mais dura. Eles são menores e a gema apresenta cor alaranjada mais forte.


Qual a melhor maneira de preparar um ovo para que ele não perca suas propriedades nutricionais?

O ovo pode ser consumido de acordo com ‘o gosto do freguês’, sem que perca suas propriedades. Tem gente que gosta da gema molinha ou do ovo apenas quente. Mas ele pode ser, simplesmente, cozido; mexido ou preparado em omelete. Pode ser consumido puro ou acrescido de temperos; legumes; queijos; cereais - como aveia -; sementes - chia, girassol... A forma de preparo vai depender da criatividade e exigência do paladar de cada pessoa. O mais importante é consumir clara e gema. O bom mesmo é variar a preparação para não enjoar.

Quer saber mais?? Faça contato: lucilialucilia@hotmail.com

Fonte: Revista Avimig




5 visualizações0 comentário