top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Logística bem gerenciada garante a qualidade do ovo na Mantiqueira Brasil


A variedade de ovos encontrada nos supermercados deixa qualquer consumidor em dúvida sobre que tipo de ovo comprar: caipira, de granja, branco, vermelho, orgânico, enriquecido com ômega 3, entre outros. O que se sabe é que cada um deles, independentemente do tipo, é rico em proteínas e vitaminas importantes para o nosso organismo. Mas, para garantir suas propriedades, o ovo precisa chegar com qualidade às gôndolas. Para isso, além de um rigoroso processo de produção, é preciso ter uma logística bem gerenciada.


“Hoje, a logística é um diferencial em empresas de qualquer segmento. A busca é sempre pela melhor forma de atender ao cliente dentro do prazo solicitado, com qualidade e sempre focado em segurança. Para isso, uma logística integrada, na qual todas as pontas se comunicam e criam sinergia, gera uma grande possibilidade de sucesso”, disse o diretor Comercial e de Logística, da Mantiqueira Brasil, Murilo Pinto.


Segundo ele, existem cinco pilares para uma logística bem gerenciada, que fazem o diferencial na operação:


  • Cumprimento de prazos - Quem trabalha com vendas normalmente precisa definir metas a serem batidas, e um diferencial importante é atender ao cliente no prazo prometido;

  • Ganhos em escala - Quando se conhecem bem as dinâmicas envolvidas em uma cadeia logística, torna-se possível identificar oportunidades de melhoria e até a gestão fiscal;

  • Detecção de falhas mais rápida - O mapeamento da cadeia é extremamente importante, para identificar falhas, evitando possibilidades de furtos, avarias, vícios, fraudes;

  • Mais organização - Processos bem definidos, utilização de tecnologia, aumentam a previsibilidade do negócio, e ajuda a empresa na tomada de decisões;

  • Redução de gastos - A última ponta e não mais importante, ajudar no resultado da empresa, trazendo aumento nas receitas e impactando diretamente nos resultados.


Com processos bem definidos, a Mantiqueira Brasil tem logística integrada, com um Programa de Gestão de Operações Logísticas (PGOL) que garante uniformidade de todas as operações. “Temos um time no campo, auditando e garantidos os processos, KPI’s - (Key Performance Indicator) - que desenham e mapeiam toda a operação, sempre em busca do melhor resultado, pensando sempre no melhor atendimento ao cliente como foco de todas as ações”, explicou Murilo Pinto.


De acordo com ele, o que garante ovos de qualidade nas gôndolas é o fato de a empresa ter “times de carregamento treinados, acompanhando tudo por automação, veículos monitorados, buscamos sempre levar o ovo direto de nossas unidades para os mercados. Não fazemos estoque na nossa cadeia. Assim, buscamos sempre que chegue ao mercado e ao consumidor final um produto fresco e de qualidade, que é a marca da Mantiqueira”, afirmou o diretor.


Presença no país


Associada Avimig, a empresa, que nasceu no interior de Minas Gerais, é hoje líder no segmento de avicultura na América do Sul. Há mais de 35 anos no mercado, a Mantiqueira Brasil possui produção total de mais de 4 bilhões de ovos por ano. Suas unidades estão distribuídas em 16 cidades, sendo seis em Minas Gerais - Itanhandu, Passa Quatro, Campanha, Pouso Alto, Itamonte e Uberlândia -; Primavera do Leste (MT), Lorena (SP), Cabrália Paulista (SP), Francisco Beltrão (PR), Cabeceiras (GO), São João do Itaperiú (SC), Itirapina (SP), Descalvado (SP), Bastos (SP), São Carlos (SP) e Céu Azul (PR). A empresa tem atuação comercial em todas as regiões do Brasil.


São quatro centros de distribuição que atendem a todo o país: Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Brasília (DF).



8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page