top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

A inteligência artificial já está moldando o futuro da avicultura

  • Foto do escritor: AVIMIG
    AVIMIG
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A transformação digital da indústria avícola está em curso, gerando resultados mensuráveis ​​que estão remodelando a forma como os produtores gerenciam seus rebanhos e tomam decisões cruciais, explicou Matthew Clark, consultor estratégico da Poulta e diretor administrativo da FeedGuys Resources, na Poultry Tech Summit 2025.


"Se quisermos ter um lucro razoável na avicultura, uma das coisas que precisamos fazer é entrar no galpão, entender a situação e tomar medidas corretivas rapidamente", disse ele. "Quanto mais curto for esse ciclo, mais sucesso teremos em criar um bom lote de frangos de corte. E é isso que a inteligência artificial (IA) faz por nós."


De métodos manuais a insights instantâneos

A transição da coleta de dados tradicional para o monitoramento baseado em IA representa uma mudança fundamental na gestão avícola. Clark descreveu sistemas antigos ainda comuns na Malásia e em países vizinhos, nos quais equipes em motocicletas visitam as granjas a cada três ou quatro dias para coletar dados sobre peso corporal, consumo de ração e observações de saúde.


"É um desastre em termos de biossegurança", disse ele sobre a abordagem tradicional, que, embora funcional, "funciona, mas é lenta" e "tende a reagir com bastante atraso".


Os sistemas de IA atuais substituem essa abordagem reativa por um monitoramento contínuo e em tempo real que imita a experiência em manejo de animais. Os sistemas de IA podem replicar a avaliação visual por meio de câmeras que fornecem mais do que simples vigilância. A imagem infravermelha revela a temperatura da superfície das aves — uma métrica mais valiosa do que a temperatura do galpão em climas quentes, acrescentou Clark.


A abordagem baseada em imagens também permite avaliar os níveis de umidade e ajuda os operadores a determinar os requisitos de velocidade do ar adequados para cada ave, tudo isso sem entrar no galpão ou manusear o lote.


Além do monitoramento do rebanho, a IA já está ajudando os produtores a tomar decisões de compra mais inteligentes. A análise das taxas de crescimento por IA permite a comparação de diferentes formulações de ração e aditivos em condições reais de produção, revelando quais produtos agregam valor.


Combater a escassez de mão de obra

Talvez em nenhum outro lugar o impacto atual da IA ​​seja mais evidente do que na resolução da escassez de mão de obra qualificada no setor.


"Na nossa região, não sei quanto à sua, temos um problema para encontrar mão de obra. Há muita falta de mão de obra, e a situação com a mão de obra qualificada é ainda pior", disse Clark. "E mesmo entre os trabalhadores qualificados, temos dificuldade em encontrar pessoas que sejam naturalmente boas no manejo de gado, pessoas que saibam interpretar o comportamento das aves."


A IA pode ajudar a centralizar o conhecimento especializado. Uma integradora agora monitora toda a sua operação — quase 5 milhões de aves — a partir de uma única sala de controle, onde os gerentes podem acompanhar simultaneamente as principais métricas em todas as instalações. Essa abordagem captura o conhecimento de funcionários experientes e o disponibiliza para toda a empresa, mesmo em instalações com pessoal menos experiente.


Paul Ward | WATT Global Media
Paul Ward | WATT Global Media

Fonte: WattPoultry

 
 
 
bottom of page