Destaque na zootecnia brasileira, o professor atuou ativamente na criação e em todas as edições das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos
O professor de zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Fernando Teixeira Albino, morreu na manhã da última terça-feira, 13, informou um comunicado da universidade. Ele foi um profissional de destaque na Zootecnia brasileira, concentrando sua atuação na avicultura e suinocultura, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Seus estudos abordaram temas como desempenho, exigências nutricionais, energia metabolizável, aminoácidos, avaliação nutricional de alimentos e aditivos.
O professor contribuiu significativamente para o avanço da ciência avícola não apenas academicamente, como também a campo, através da publicação de inúmeros artigos científicos e livros voltados para a produção e nutrição de aves comerciais. Além disso, desempenhou papel importante como consultor Ad Doc em diversas revistas científicas.
Durante sua carreira na UFV, orientou mais de 60 alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e coorientou 106 alunos, dos quais cerca de 30 foram em parceria com o Professor Dr. Horacio Rostagno, demonstrando sua excelência como formador de profissionais para o mercado de trabalho.
Foi uma figura central no desenvolvimento das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos, participando ativamente desde a 1ª Edição, em 2000, e idealizando outras edições, incluindo a 5ª Edição, com lançamento marcado para 26 de março de 2024.
O Professor deixou um legado indelével no campo da Zootecnia, contribuindo tanto para o desenvolvimento da avicultura brasileira quanto internacional. Sua partida deixa um vazio irreparável não apenas na comunidade acadêmica, mas também na vida daqueles que o cercavam.
O Professor Albino deixa a esposa, Vanja, e os filhos, Luiz Augusto, Marina e Maysa. Além dos netos, Ana Luiza, Gabriel e Miguel, a quem foi exemplo de dedicação e amor.
Neste momento de luto, nós, da realização do 5º Simpósio Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos do Professor Albino. Que eles encontrem conforto na lembrança de sua vida e na importância de suas realizações.
Fonte:
Assessoria de Imprensa: Márcia Midori (19) 99712.3224
E-mail: agronoticia@gmail.com
Comments