top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Entrevista: Antonio Carlos - Presidente Conselho Diretor Avimig

Conselho Diretor para 2023-2025 terá muitos desafios e planos de mais visibilidade para a Avimig

Com grandes desafios para os próximos anos, o Conselho Diretor da Avimig, eleito para o biênio 2023-2025, tomou posse, no 02 de dezembro, tendo como presidente, pela sétima vez consecutiva, Antônio Carlos Vasconcelos Costa. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada no dia 17 de outubro, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Em entrevista à Revista da Avimig, o presidente do Conselho Diretor, que está à frente da entidade desde 2010, falou sobre suas preocupações e os desafios para a nova gestão, e contou sobre o que será mais um grande salto para a visibilidade e credibilidade da entidade: a Avimig participará, em grande estilo, do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), que será realizado em agosto de 2024, em São Paulo.

 

O que considera que o fez ser reeleito mais uma vez?

A nossa recondução ao cargo de presidente do Conselho Diretor da Avimig vem ao encontro de ações e realizações entregues aos nossos associados, juntamente com a equipe diretiva de gestão da associação, buscando as melhores soluções. Foram diversas conquistas ao longo dos anos que beneficiaram nosso setor e, de forma especial, o nosso associado.

 

O que o associado pode esperar para os próximos anos?

O associado pode esperar da Avimig uma equipe coesa e preparada para defesa de suas demandas. Estes são alguns dos importantes papeis da instituição: atuar nos desembaraços dos problemas enfrentados em âmbitos diversos, especialmente junto a órgãos governamentais e nas regulações; proporcionar eventos técnicos e institucionais, que gerem conhecimento, atualização e network, sempre com temas relevantes, atuais e num ambiente de grandes mudanças e transformações.


Quais são os maiores desafios para a próxima gestão?

Sabemos que nossa atividade, por vezes, está sujeita a desafios, inerentes as nossas operações e ao dia a dia das empresas e produtores. Os maiores desafios concentram-se:

Sanitários - Além das enfermidades naturais, que prejudicam a performance e o resultado zootécnico dos planteis, temos o maior deles, que poderá ser a entrada da influenza aviaria (IA) em lotes de frango ou galinhas em granjas comerciais. Isso ocorrendo, haverá enormes prejuízos econômicos para o avicultor. A Avimig está orientando os produtores para atenção máxima aos contenciosos e para manutenção da biossegurança.

Insumos - Em caso do retorno da subida de preços dos principais insumos para criação de aves, que são o milho e a soja - tendo em vista o evento climático El Niño, que já mostra temperaturas elevadíssimas no Centro-Oeste e Sudeste e fortes chuvas na região Sul do Brasil, com indicativo de resultado desafiador para a safra 2023/2024 – principais formadores de custos para o setor (milho 65% e soja 20%), estaremos apreensivos com a volta das dificuldades já vivenciados recentemente.

Tributários e Jurídicos - A Reforma Tributária traz um ponto positivo, como a simplificação das aplicações da legislação, que hoje é um enorme custo ao contribuinte, além da difícil interpretação da parafernália de leis e tributos. Porém, virá na regulamentação da lei da reforma, a chamada infraconstitucional, poderá trazer surpresas e uma penalização tributária para nosso setor. É necessário ficarmos muito atentos para o que poderá vir ainda.

Meio Ambiente e Questões Trabalhistas - Dois pontos que trazem preocupações constantes para empresas e produtores. As dificuldades para lidar com esses temas são, muitas vezes, perturbadoras e traz ansiedade na busca de solução. Isso quando a empresa não sofre uma autuação e multas astronômicas.

 

Quais são as principais novidades para os próximos anos?

Teremos a participação da Avimig, pela primeira vez, com um belo estande, no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs 2024), que será em agosto, no Anhembi, em São Paulo. Na ocasião, contaremos com a visita dos nossos associados. A presença da Avimig no Siavs será uma ótima oportunidade de criarmos relacionamentos com os patrocinadores dos nossos eventos, que lá estarão presentes, assim como buscar novos parceiros. Teremos, ainda, dentro de nossa gestão, o Avicultor Mais 2025, que será, mais uma vez, um grande evento a ser realizado no Expominas, dentro das comemorações dos 70 anos de existência da Avimig. No transcorrer do ano de 2024, vamos propor encontros técnicos, que possam agregar valor e conhecimento em diversos temas relevantes para as equipes de liderança das empresas e para os produtores, seja de frango, seja de galinhas de postura.




4 visualizações0 comentário
bottom of page