top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Embalagens sustentáveis ganham relevância em produtoras de ovos

  • Foto do escritor: AVIMIG
    AVIMIG
  • há 7 horas
  • 3 min de leitura

A COP30, principal conferência mundial sobre o clima, realizada em novembro, em Belém, no Pará, sinalizou para a urgência e a esperança do planeta por mudanças. Nesse sentido, o setor avícola brasileiro caminha a passos lentos em sua contribuição para solucionar a crise climática, mas já dá sinais de que, além de apoiar a causa, é importante atender ao consumidor consciente, que valoriza a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente na hora de fazer a compra.


A avicultura está atenta à necessidade de defender a sustentabilidade com eficiência e segurança alimentar. Para isso, e, com responsabilidade ecológica, o setor busca tecnologias e práticas inovadoras, especialmente em relação às embalagens. Com foco na redução do impacto ambiental, algumas empresas do setor de postura estão adotando materiais reciclados e biodegradáveis.


A sustentabilidade é um dos pilares que orientam o negócio na Mantiqueira Brasil, e isso se reflete nas decisões da empresa, inclusive nas embalagens que utiliza em toda a cadeia produtiva. Todas as embalagens de papelão das marcas Ovos Mantiqueira, Happy Eggs®️ e Fazenda da Toca são feitas com material reciclado, a partir de polpa estruturada, o que reduz significativamente o consumo de recursos naturais e reforça o compromisso com a economia circular.


Para isso, a Mantiqueira mantém uma parceria sólida com a Smurfit WestRock, referência global em soluções sustentáveis de papel e papelão. Essa parceria rendeu um projeto de ecoeficiência que otimizou o design das caixas de transporte de ovos do Clube Mantiqueira em Casa, a plataforma de e-commerce da empresa de ovos. Foram realizados ajustes de espessura, fechamento e estrutura, que reduziram o consumo de fibras, água e energia, além de minimizar resíduos e emissões atmosféricas, tudo isso sem perder qualidade ou resistência.


Reconhecimento internacional

O resultado desse trabalho foi reconhecido internacionalmente. Em janeiro de 2025, a Smurfit WestRock recebeu o prêmio WorldStar Packaging Awards pelo redesign da embalagem, vencedora na categoria E-commerce. “O projeto mostrou que inovação e sustentabilidade caminham juntas, gerando ganhos logísticos, ambientais e de eficiência”, afirmou o diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, André Carvalho.


Outro ponto importante é a compensação ambiental das embalagens da Mantiqueira. Na linha Fazenda da Toca, 100% das embalagens são compensadas por meio do programa Eureciclo, que certifica e fortalece a cadeia de reciclagem no país. Já em Happy Eggs®️, 33% das embalagens passam pelo mesmo processo, reforçando o compromisso da empresa com práticas responsáveis.


“Na Mantiqueira, entendemos sustentabilidade como um ciclo contínuo: começa na escolha dos materiais, passa pelo uso consciente dos recursos e chega até a destinação final das embalagens. Cada passo é pensado para reduzir impactos e construir um futuro mais equilibrado e sustentável”, disse André Carvalho.


Consumo responsável

Outra associada Avimig que inova com embalagens sustentáveis é a Granja Faria. A empresa adota embalagens produzidas em material biodegradável e reciclável em diversas linhas de produtos, como parte do compromisso permanente da companhia com a sustentabilidade e a inovação.


“O tema das embalagens é tratado de forma estratégica. Além de reduzir o impacto ambiental, a empresa busca soluções que melhorem a experiência do consumidor, com formatos mais práticos e design que valoriza o produto e facilita sua identificação no ponto de venda”, explicou a gerente de Marketing da Granja Faria, Renata Grahl.


Um exemplo é a linha de embalagens de 18 unidades, desenvolvida com material biodegradável e design moderno e colorido, que reflete a identidade de cada marca do grupo e amplia a conveniência nas gôndolas.


“Essas iniciativas fazem parte de um conjunto mais amplo de ações que reforçam o propósito da Granja Faria de oferecer produtos sustentáveis, acessíveis e alinhados às novas demandas de consumo responsável, sempre mantendo os mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar”, disse Renata Grahl.



 
 
 
bottom of page