top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Vetanco lança episódios do VetanCast Séries sobre o cascudinho


Conduzidos pelo médico-veterinário Bruno Giacomelli, Coordenador de Território – Aves, a Vetanco Brasil produziu mais uma edição do VetanCast Séries. Desta vez, o tema em foco foi o cascudinho, de nome científico Alphitobius diaperinus, uma das principais pragas da avicultura brasileira.

Os quatro episódios desta série já estão disponíveis na página da empresa no YouTube e no Spotify. Participaram, como convidados, o professor e pesquisador Luis Francisco Angeli Alves, a entomóloga Gracieli Araujo Castilho, a professora e pesquisadora Maristela Louvato e o médico-veterinário Giovan Angonese.

“O cascudinho é uma praga que infesta as instalações de aves do mundo inteiro, principalmente pelas condições favoráveis de multiplicação dentro desses locais. Além de causar danos às estruturas, o inseto é responsável pela transmissão de diversas doenças como Escherichia coli e Salmonella, sendo uma praga que afeta a biosseguridade das granjas”, comenta Giacomelli.

Os episódios apresentam temas como gestão e monitoramento do cascudinho, ciclo de vida do inseto, estratégias efetivas de controle, desafios do cascudinho, fases mais afetadas, prejuízos causados, efetividade do controle da cadeia.

Confira os episódios do VetanCast Séries Cascudinho na página da Vetanco no YouTube e no Spotify:

Os convidados


O episódio 1 - Por que os aviários são ambientes perfeitos para os cascudinhos? - tem a participação do professor e pesquisador Luis Francisco Angeli Alves, Mestre e Doutor em Entomologia, na área de Entomologia Agrícola. Conta com experiência na área de Entomologia com ênfase em Controle Biológico e Alternativo de Insetos e Ácaros, desenvolvendo projetos de pesquisa e de desenvolvimento de produtos, visando o controle de cascudinho dos aviários.


O episódio 2 - Gestão e monitoramento: como fazer para controlar os cascudinhos – traz a entomóloga Gracieli Araujo Castilho. A convidada é Graduada em Ciências Biológicas pela UNIFEV e mestre em Biodiversidade pela UNESP, exercendo a profissão de entomóloga desde o ano de 2015. Atualmente, é responsável pelo Bem-estar e Controle de Pragas na Cobb-Vantress.


No episódio 3 - Por que ainda todos falam de cascudinhos? - a professora e pesquisadora Maristela Lovato, profissional que atua com sanidade avícola há mais de três décadas. Maristela é membro da Academia Riograndense de Medicina Veterinária e conselheira do CRMV RS na atual gestão. Ao longo de sua vida profissional, foi responsável pela organização de diversos eventos em sanidade avícola e orientadora de pesquisas na área.


Para finalizar a série, o episódio 4 - Controle dos cascudinhos: do início ao fim – tem o médico-veterinário Giovan Angonese como convidado. Giovan é especialista em avicultura de corte e postura pela Unyleya. Já exerceu os cargos de extensionista e sanitarista em avós, matrizes e frangos de corte. Atualmente é responsável pela gestão de sanidade da empresa Quality.


Sobre a Vetanco

A Vetanco é um laboratório veterinário internacional que desenvolve, fabrica e comercializa produtos inovadores para a saúde e produção animal há 36 anos.

Presente em mais de 40 países, oferece produtos internacionalmente comprovados, controlados e seguros para a melhoria da produtividade e segurança agroalimentar, dentro dos padrões de qualidade necessários para alcançar os mercados mais exigentes.

No Brasil, está presente há 22 anos, com sede em Chapecó/SC, filial em Vinhedo/SP e atuação em todo o território nacional.


Saiba mais: www.vetanco.com/br

Fonte: Vetanco








6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page