top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Uso do esterco para ampliar renda nos aviários é tema de palestra no Avicultor mais 2023

“Transformando esterco de poedeiras e cama de frango em dinheiro”. Esse é o tema da palestra que será ministrada pelo presidente da Câmara Técnica-Cientifica e Ambiental da Avimig, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, no Avicultor Mais 2023 – frangos, ovos & peixes, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, no maior centro de exposição e eventos de Minas Gerais, o Expominas, em Belo Horizonte. O segundo lote de ingressos já está disponível pelo Sympla.com.br.

O tema será apresentado no segundo dia do evento (15.06 - quinta), às 14h30, no Auditório 1, do Expominas, e faz parte das Palestras Técnicas do Avicultor Mais 2023, que reúne profissionais e especialistas renomados de todo o país, que estarão na capital mineira proferindo os mais variados assuntos da atualidade.

“Considerando-se que toda granja deve ter plano/projeto de gestão ambiental, sendo que um dos itens é a destinação correta dos resíduos, verifica-se que a compostagem de esterco ou de “cama” de frango, pode ser opção simples e eficiente, que contribui para reforçar o conceito de produção sustentável. Aproveitar o esterco de poedeiras ou a “cama” de frango como adubo, tendo o cuidado de respeitar o conceito de Balanço de Nutrientes, isto é, aplicar os nutrientes do esterco ou da “cama” de acordo com as exigências/necessidades nutricionais da cultura subsequente, pois o excesso poderá causar, dentre outros, danos ao solo, água e ar”. A afirmação é de Emílio Mouchrek, que adiantou um pouco sobre esse tema de grande interesse, que será levado ao Avicultor Mais 2023.


Segundo ele, “a destinação correta do Composto Orgânico gera acréscimo de renda na empresa avícola, inclusive pela comercialização/venda para terceiros, bem como economia de insumos na produção agrícola da(s) empresa(s) que compra(m) o composto orgânico”. O engenheiro agrônomo ressalta que basta verificar o aumento constante dos elementos componentes das fórmulas/misturas de adubo, notadamente de nitrogênio e fósforo e, mais recentemente, de potássio, tendo em vista a guerra na Ucrânia - que é grande fornecedora, inclusive para o Brasil.


O Avicultor Mais 2023 é uma realização da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig), com o apoio da ABPA, IOB, Peixe Mg, CRMV-MG, IMA, Seapa MG, Semad MG, Epamig, Emater-MG e Fapam.

Junte-se aos melhores e maiores da avicultura e da aquicultura: (31) 99974.9500 ou 3482.6403 ou avimig@avimig.com.br .



23 visualizações0 comentário
bottom of page