banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Substituição a antibióticos na produção avícola exige eficácia na combinação de aditivos

É crescente o uso de aditivos como probióticos e prebióticos. entre outros, em substituição aos antibióticos promotores de crescimento na produção avícola. Atender às novas exigências do mercado consumidor é fundamental, porém, segundo a Gestora Técnica de Aves da Agroceres Multmix, Patrícia Marchizeli, a eficácia na combinação dos aditivos é fundamental para o êxito da estratégia.

“É necessário entender os desafios de cada produtor, para então escolher quais aditivos e melhor combinação entre eles funcionará de maneira mais eficaz para cada situação”, explica Patrícia. “Além disso, a nutrição, sozinha, não tem o poder de garantir o sucesso da produção”, completa.


A Gestora Técnica de Aves destaca que inúmeros aspectos devem ser monitorados como biossegurança, ambiência, bem-estar, vazio sanitário, respeito aos limites dos índices de densidade e qualidade da água, entre outros.

Em relação à nutrição, Patrícia lembra da necessidade de um controle rigoroso sobre a qualidade dos ingredientes, que também devem ter alta digestibilidade. Ela destaca ainda que os ingredientes precisam ser criteriosamente balanceados para modular a microbiota intestinal, influenciando sobre o bom funcionamento do sistema imunológico da ave.

“Os nutricionistas precisam estar mais presentes e em comunicação com toda a cadeia de criação das aves para poder orientar sobre o melhor programa de aditivos a ser adotado”, orienta Patrícia. “A gestão de cada área pertencente à cadeia, aliada ao conhecimento técnico sobre os principais pilares da avicultura, irão influenciar diretamente na eficácia das combinações dos substitutos aos antibióticos melhoradores de desempenho”, conclui.


Nos próximos dias 22 e 23 de junho a equipe da Agroceres Multimix estará em Belo Horizonte (MG), onde participa do evento “O Avicultor”, realizado pela AVIMIG (Associação dos Avicultores de Minas Gerais) e Sinpamig (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais).

Fonte: Agroceres



23 visualizações0 comentário