banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Zema inaugura tecnologia de ponta para armazenagem de grãos

Atualizado: Fev 2



Avicultura faz história nos 300 anos de MG


A avicultura mineira mostra sua pujança e entra para a história das comemorações dos 300 anos de Minas Gerais. No ano em que o estado completa três séculos de sua criação, o governador de Minas, Romeu Zema, inaugurou, na Avivar Alimentos, em São Sebastião do Oeste, no Centro-Oeste do estado, um moderníssimo Programa de Armazenamento de Grãos, considerado um dos maiores de Minas Gerais, e que enriquecerá, ainda mais, a produção mineira de aves. A secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Ana Maria Valentini; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, entre outras autoridades acompanharam este feito de grande relevância para o setor. Pela Avimig, estiveram presentes o presidente Antônio Carlos Vasconcelos e o diretor executivo, José Maria Salgado.


Com investimento de R$ 50 milhões, foram construídos dez silos e dois pulmões, com capacidade para secar 100 toneladas/hora e armazenar mais de 86 mil toneladas de sorgo, milho e soja. O projeto para a construção do armazém, que usa tecnologia de ponta, foi desenvolvido pela Agropan/Casp, de Belo Horizonte, empresa com mais de 30 anos de mercado.


O governador Romeu Zema considerou o projeto como extremamente relevante para o setor produtivo mineiro, já que, muitas vezes, segundo ele, a estocagem acaba sendo fator limitador para o crescimento da avicultura. “Fico muito satisfeito porque a conclusão deste investimento proporcionará o crescimento sustentável do setor. Minas precisa de empregos. Aonde eu vou, a principal demanda é por geração de empregos. E a Avivar, hoje, é uma grande geradora de empregos. São mais de 3,5 mil empregos diretos e, com todo esse investimento, a perspectiva é que esse número só aumente”, disse o governador.


“O Programa de Armazenagem de Grãos vai trazer para nós a sustentabilidade do negócio, porque não podemos ficar um dia sem produzir. Esse centro de armazenagem vai garantir que tenhamos esses alimentos. Outra coisa: a importância deste programa é o plantio de grãos da nossa região, que inclui de cinco a oito municípios no fomento do cultivo de sorgo, soja e milho”, enfatizou o presidente da Avivar, José Magela Costa.


A Avivar espera beneficiar 100 pequenos produtores por safra e o armazenamento garante que os grãos da região sejam, posteriormente, comercializados com a qualidade exigida pelo mercado. “Já desenvolvemos um trabalho em oito municípios para incentivar o plantio de grãos. É mais uma oportunidade para o produtor elevar a sua receita”, explicou. Atualmente, a produção de proteína animal tem papel fundamental no agronegócio e a oferta de grãos é a peça-chave para a Avivar manter a competitividade desse setor. Avivar Alimentos


Fundada em 1999, a Avivar conta hoje com 3,5 mil colaboradores diretos e 6 mil indiretos. O faturamento anual é de R$ 800 milhões. O mix de produtos é composto por 160 itens alimentícios, como cortes congelados e resfriados de frango e linha de industrializados. Além de atuar em todo o território nacional, a empresa exporta para países da Ásia, África e América central

6 visualizações0 comentário