De janeiro a outubro de 2022, a exportação nacional de ovos atingiu 19.751 toneladas, volume 0,1% maior que o verificado em igual período de 2021 (19.726 toneladas). Os dados recentes foram divulgados pela Agrostat Brasil – Estatísticas de Comércio Exterior do Brasil – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com a pesquisa, o faturamento correspondente cresceu 23,3%: 2021, US$ 74,560 milhões, e em 2020, US$ 60,480 milhões. Os itens que compõem o “complexo ovos” são os ovos férteis destinados à incubação, os ovos frescos com casca, ovos cozidos e secos, gemas frescas e cozidas e ovoalbumina. Os itens mais representativos são os ovos férteis destinados à incubação e os ovos frescos com casca.
Nos dez meses de 2022, na condição de maior exportador, em 1º lugar, vem o estado de São Paulo (volume de 4.829 toneladas / receita cambial de US$ 22,220 milhões); 2º o estado do Paraná (4.767 toneladas/ US$ 22,060 milhões); 3º Mato Grosso (2.766 toneladas /US$ 3,380 milhões); 4º Santa Catarina (2.512 toneladas / US$ 14,702 milhões) e 5º Rio Grande do Sul (2.292 toneladas /US$ 6,040 milhões).
No período, o México passou a destacar-se na condição de principal importador de ovoprodutos do Brasil, com volume de 5.513 toneladas e receita cambial de US$ 31,420 milhões, ampliando a importação em 60,2% (volume) e em 134,4% (receita cambial) sobre o ano anterior (3.441 toneladas / US$ 13,407 milhões). Na sequência estão: 2º - Emirados Árabes Unidos (4.591 toneladas / US$ 6,394 milhões); 3º - Senegal (3.066 toneladas / US$ 12,288 milhões); 4º - Paraguai (1.858 toneladas / US$ 7,855 milhões) e 5º - Catar (972 toneladas /US$ 1,784 milhão).
Mercado interno - O Brasil ainda não tem tradição na exportação de ovos e ovoprodutos, já que a maioria da produção (mais de 99%) é direcionada ao mercado interno (ovos férteis / reprodução, consumo in natura, indústria alimentícia, consumo institucional - merenda escolar e restaurantes / lanchonetes/foodservice). Segundo a ABPA, o setor avícola de postura tem intensificado sua participação no mercado internacional, ampliando estratégias de promoção internacional por meio da marca setorial Brazilian Egg. Comparando-se a produção nacional de ovos, o Brasil exporta ainda muito pouco, sendo que a quase totalidade da produção é voltada para atender ao mercado interno (ovos in natura, indústria e granjas).
Fontes: Mapa, Avicultura Industrial
Imagem: Getty Images
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