banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Laboratório Masterlab Brasil, da Trouw Nutrition, tem certificação internacional

Ciência por trás da nutrição é responsável pela segurança e confiabilidade dos alimentos oferecidos aos animais.


Laboratório Masterlab Brasil, da Trouw Nutrition, tem certificação internacional de excelência em análise de matérias-primas.


“Por trás de soluções nutricionais inovadoras, há equipes de profissionais nos laboratórios de diagnósticos de produtos e matérias-primas, recolhendo amostras, analisando insumos e buscando resultados assertivos para garantir a segurança em todos os elos da cadeia de proteínas animais”. A afirmação é de Sueli Fucunaga Kuno, Coordenadora Operacional do Masterlab, laboratório da Trouw Nutrition. O Brasil conta com uma unidade do Masterlab desde 2013, contribuindo para o atendimento dos mais altos padrões internacionais de metodologias analíticas, sendo uma importante ferramenta para os clientes do mercado de nutrição animal.

Por meio das análises de matérias-primas e produtos acabados, a equipe Masterlab está apta a analisar os componentes dos insumos, assim como garantir sua integridade e segurança. A Sueli Kuno destaca que a garantia da qualidade das análises envolve a realização de rígidos testes de desempenho dos métodos usados pelo Masterlab, os chamados testes de proficiência.

“Esse processo é essencial para garantir nossa qualidade de análise em diferentes matérias-primas e produtos, para fornecer informações reais para as unidades fabris da empresa e para uso no campo. É também por meio dos testes que buscamos alcançar o mais elevado nível de assertividade nos resultados“, revela a coordenadora.

Internacionalmente, o Masterlab foi certificado e reconhecido por duas vezes no Teste de Proficiência em Aflatoxina (PT), programa de controle global em milho do OTSC – Texas A & M AgriLife, dos Estados Unidos. “Recebemos amostras de milho e determinamos o resultado do ensaio de aflatoxina. O mesmo teste foi disponibilizado para 300 laboratórios e indústrias espalhados pelo mundo. Após a comparação dos resultados, recebemos a confirmação de que o nosso método é preciso e pode ser utilizado na nossa rotina analítica”, informa Sueli Kuno.

No Brasil, o Masterlab também foi avaliado no Ensaio de Proficiência em Laboratórios Analíticos (EPCBO), importante teste nacional de proficiência. O laboratório participou com outros 197 laboratórios, de 144 cidades. As análises realizadas são fundamentais para o setor de nutrição animal. Essa certificação atesta a qualidade das análises de milho, farelo de soja, ração extrusada, forrageiras, suplementos minerais e farinha de carne.

Além dos certificados nacionais e internacionais, a equipe do Masterlab também integrou estudo colaborativo de análise de ração para cães do CRM-Agro – Materiais de Referência para Agricultura, Pecuária e Toxicologia, com a participação de 39 laboratórios do Brasil. “Participar desse tipo de estudo comprova que o trabalho realizado aqui está no mesmo elevado nível de outros laboratórios de referência. É um ganho enorme para a Trouw Nutrition, porque destaca nosso potencial em fazer diferentes análises com ótimos resultados”, pontua a especialista.


Tanto para receber certificações de qualidade quanto para participar de estudos analíticos, o Masterlab recebe amostras de teor desconhecido e aplica as técnicas de análise disponíveis para alcançar resultados altamente confiáveis. “A segurança dos alimentos é um fator-chave na cadeia de proteínas animais. Essa preocupação ocorre em todas as etapas da produção. Além da contaminação com diferentes substâncias ou micro-organismos, conhecer os valores nutricionais dos insumos usados na alimentação animal é essencial para o bom desempenho de bovinos, suínos, aves, peixes e demais espécies. A expertise do Masterlab Brasil tem reconhecimento global, pois oferecemos serviços que contribuem para o aumento de produtividade dos clientes, sempre com segurança e assertividade “, reforça Sueli Kuno.


Fonte: Trouw Nutrition


49 visualizações0 comentário