top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Avimig e Sinpamig levam palestras técnicas a ExpoConecta Agro


Desde a primeira edição da Expocnecta Agro, em Pará de Minas, no ano passado, a Avimig e o Sinpamig têm participado em grande estilo do evento. Na edição deste ano, além de um estande preparado para receber associados e visitantes, as entidades enriqueceram sua presença na feira do agronegócio, levando palestrantes para ministrar temas técnicos de grande interesse do setor.


O evento ocorreu em maio, e ocupou toda a esplanada do Parque de Exposição Francisco Olivé Diniz. O estande das entidades foi bastante concorrido, recebendo associados e os mais diversos representantes do agronegócio mineiro, que conheceram, em primeira mão, as novidades que serão levadas ao Avicultor Mais 2025, marcado para os dias 25 e 26 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.



Com as palestras técnicas, as entidades levaram aos profissionais presentes muito conhecimento e oportunidades de reciclagem. Foram três temas de grande interesse.


O tema Planejamento Tributário para o agronegócio e ressarcimento dos créditos de PIS/Cofins foi apresentado pelo sócio-diretor da Audax Consultoria Tributária, Arnibo Braatz Júnior, uma empresa especializada na área tributária, e que presta serviços em todo o Brasil para empresas do setor do agronegócio, principalmente granjas de postura e frigoríficos. Ele explicou como é possível a redução de tributos e o ressarcimento de créditos tributários - incentivos fiscais - para esses setores.

Esse é um assunto que está diariamente em discussão entre empresários e contadores. Então, demonstramos de uma forma clara o quanto as empresas podem economizar com impostos de forma legal e ainda se beneficiar com o ressarcimento dos créditos em espécie”, disse Arnibo Júnior.


Outro tema foi Aspectos econômicos e ambientais do uso da energia limpa nos processos produtivos”, apresentado pelo gerente nacional de franquias da Ecos Solar Fotovoltaica, Mateus Sabino. “O uso de energia limpa nos processos produtivos oferece vantagens econômicas e ambientais significativas. Embora o investimento inicial possa ser alto, a redução dos custos operacionais a longo prazo, juntamente com incentivos governamentais e a atratividade para investidores, compensam esses custos. Além disso, a energia limpa contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, preserva recursos naturais, melhora a qualidade do ar e da saúde humana, e conserva água. Em suma, a transição para energia limpa não só traz benefícios econômicos, mas também desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas e na preservação do meio ambiente”, explicou.


Gestão de pessoas no agronegócio: conectando pessoas, engajando equipes e transformando gerações foi o tema ministrado pela psicóloga, Franciele Viegas, que abordou os desafios e oportunidades enfrentados pelos profissionais do agro, desde pecuaristas e agricultores até as grandes empresas do setor. Ela destacou as estratégias práticas de engajamento e gestão de equipes no agronegócio, com especial ênfase na integração das novas gerações ao contexto desafiador do campo. Com exemplos concretos e insights provenientes da experiência prática em gestão de pessoas no agro, a palestra proporcionou aos participantes ferramentas valiosas e perspectivas inovadoras para o enfrentamento dos desafios atuais e preparação para o futuro do trabalho no agronegócio.




12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page