banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

Alysson Paolinelli, que estará no Avicultor 2022,é indicado novamente ao Prêmio Nobel da Paz

O Comitê Norueguês do Prêmio Nobel aceitou, nesta semana, a indicação, pelo segundo ano consecutivo, do nome do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, para receber o Prêmio Nobel da Paz de 2022. Ele já havia concorrido em 2021.


Um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e responsável pela ‘Revolução Verde no Brasil’, que contribuiu para o aumento da produção agrícola brasileira, Alysson Paolinelli estará no Avicultor 2022, ministrando palestra sobre o “Futuro do mercado de grãos”, falando, entre outros, sobre o milho e a soja, grandes preocupações dos avicultores devido aos altos custos para a nutrição das aves. O Avicultor 2022 será realizado nos dias 22 e 23 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.


A Avimig se orgulha da confirmação da presença deste grande representante do agronegócio brasileiro no Avicultor 2022, e parabeniza o ex-ministro, mais uma vez, pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz, destinado a personalidades que tenham ajudado a fortalecer um ambiente de paz no mundo.

A nomeação de Alysson Paolinelli foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ – USP), Durval Dourado Neto, e contou com o apoio de um comitê integrado por profissionais como Ivan Wedekin, Monika Bergamaschi, Jacyr Costa, Chico Maturro, João Martins, Márcio de Freitas, Evaldo Vilela e Manolo Otero.


Sobre o ex-ministro

Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG), fez agronomia, foi secretário de Agricultura de Minas Gerais, ministro da Agricultura e tratou de modernizar a Embrapa, promovendo a ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Ele implantou um ousado programa de bolsas para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo e cuidou de investir fortemente em ciência e tecnologia para tornar o país autossuficiente em alimentação. Alysson Paolinelli ajudou o Brasil a tornar-se uma potência alimentar para todo o planeta.


A premiação

O Prêmio Nobel é um conjunto de seis homenagens internacionais anuais, concedido, em várias categorias, por instituições suecas e norueguesas, para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades. Foi criado em 1895, resultado do desejo do cientista sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, que morreu milionário graças à sua descoberta.

Os prêmios são nas áreas de Química, Literatura, Paz, Física, Economia e Medicina, concedidos pela Academia Real das Ciências da Suécia, Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, Academia Sueca e Comitê Norueguês do Nobel. Em mais de 100 anos, foram homenageados quase mil profissionais e 30 organizações.

O anúncio do vencedor do Prêmio Nobel da Paz será feito no final de 2022.

Fonte: Avimig



8 visualizações0 comentário