top of page
banner avimig interno.jpg

NOTÍCIAS

5º Simpósio Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos é confirmado no dia 26 de março

Um dos eventos mais esperados da nutrição animal vai ser realizado na UFV com vagas limitadas a 500 participantes


A Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou a realização do 5º Simpósio das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos no dia 26 de março de 2024. Consagrado como um dos mais importantes eventos da cadeia de produção de aves e suínos, o simpósio vai apresentar uma atualização sobre a composição dos principais alimentos, dos valores energéticos e dos aminoácidos digestíveis e das exigências nutricionais para frangos de corte, matrizes, poedeiras, codornas, suínos em crescimento e suínos reprodutores, além de recomendações para a suplementação de vitaminas e minerais, antecipou a professora de Nutrição e Produção de Monogástricos da UFV e membro da comissão organizadora do encontro, Melissa Hannas.


Idealizado pelos professores e editores Horacio Santiago Rostagno e Luiz Fernando Teixeira Albino, o encontro terá uma apresentação dos oito capítulos do livro e da nova calculadora, que será realizada pelos autores e seus colaboradores. Esta iniciativa envolveu professores do Departamento de Zootecnia da UFV, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. Todas as apresentações terão tradução simultânea para o inglês e o espanhol e a participação será limitada a 500 vagas.


O progresso genético contínuo dos animais exige atualizações nutricionais, já que a medida em que os animais evoluem suas necessidades por nutrientes são alteradas, explica Melissa. “Para lançar estas tabelas com as exigências de nutrientes, avaliamos como atender melhor as necessidades dos animais modernos e como essas atualizações impactam nos índices de produção. Estudamos como incorporar mais alimentos, e estes alimentos são pesquisados também. Se pensarmos em 1983, quando foi lançada a primeira tabela, naquela época não havia aminoácido digestível, por exemplo. Este e outros conceitos foram estabelecidos e implementados e continuamos a incorporar novos avanços nestas tabelas”, disse a pesquisadora.


Ela lembra ainda que as tabelas brasileiras têm atualizações em períodos mais curtos na comparação com outros levantamentos realizados no mundo. “Nossa última tabela divulgada foi 2017. O NRC de aves, por exemplo, teve sua última versão atualizada em 1994, e o de suínos em 2012. Aqui, nós lançamos nossas atualizações em intervalos de até seis anos, e por difundirmos informações técnicas que impactam na eficiência de produção e sustentabilidade temos reconhecimento internacional. Estas tabelas brasileiras são usadas na América Latina, nos Estados Unidos, no México, na Rússia e até em países asiáticos”.


Pré-Simpósio

Uma programação pré-evento no dia 25 de março é liderada pela Evonik em conjunto com outras empresas, como Cobb, Basf e Cargill, enquanto o lançamento das tabelas será realizado no dia 26.


Outras informações sobre o evento podem ser encontradas na página do simpósio: (https://eventos.funarbe.org.br/en/5-edicao-das-tabelas-brasileiras-para-aves-e-suinos-composicao-de-alimentos-e-exigencias-nutricionais) ou através do Instagram (https://www.instagram.com/tbas2024/).


Sobre o Evento

A primeira publicação das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos: Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais foi realizada em 1983 a partir da iniciativa dos professores e editores Horacio Santiago Rostagno e Luiz Fernando Teixeira Albino. A partir daí, no ano de 2000 foi publicada esta primeira edição das Tabelas Brasileiras. A segunda edição aconteceu em 2005, a terceira em 2011 e a quarta edição em 2017. Desde então, esta publicação se tornou referência para nutricionistas de todo o Brasil e de outros países também.


Serviço:

5º Simpósio da Tabela Brasileira para Aves e Suínos: Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais

Data: 26 de março de 2024

Horário: das 8h às 19h

Local: Auditório do Espaço Fernando Sabino, Viçosa/MG

Fonte:

Assessoria de Imprensa: Márcia Midori (19) 99712.3224




















Melissa Hannas

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page